Apresentação projeto “A que cheira o Douro”
A temática do presente projecto pretende fomentar a valorização dos produtos locais, dos agentes locais e a sua promoção, desenvolvendo mecanismos de sustentabilidade económica, seja pela via da criação de condições de comercialização para as suas pequenas produções, porém de excelência,
seja pela via da sua integração em produtos turísticos do território. Estes produtos e produções, com especial destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro, mas outros produtos que saem das hortas do Douro, atingem no terroir do Douro um expoente de qualidade reconhecida pelos circuitos Gourmet nacionais e internacionais.
Assim, pretende-se com este projecto dar a conhecer à população em geral estes activos, estender a sua produção em concomitância com a cultura da vinha, a exemplo do que acontecia nas antigas hortas do Douro, que foram durante muitas décadas estruturas agrárias muito valorizadas, e desenvolver mecanismos de integração destas culturas nos produtos turísticos do território. Com este projecto pretende-se também abrir uma nova frente de promoção do território, agregada às quintas e ao enoturismo, sublinhando as produções de terroir, o local e o sazonal.
Objetivos
Este projecto é transversal à ELD e à estratégia de cooperação dos parceiros, porquanto procura de forma inovadora contribuir para o desenvolvimento de produtos de terroir únicos nos territórios envolvidos, partindo da valorização dos seus recursos turísticos, patrimoniais e culturais e dos produtos e artes e ofícios tradicionais.
Assim, são objectivos específicos do projecto:
Estudar o terroir do Douro enquanto berço de produtos agrícolas de elevada qualidade
Recuperar as hortas tradicionais do Douro através da sua dinamização e promoção
Promover a investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação nas produções hortícolas do Douro;
Diversificar a oferta turística do Douro criando um novo produto, as Hortas do Douro;
Promover e valorizar o "Tomate Coração de boi do Douro" como produto de excelência, fora do circuito Gourmet;
Fomentar a produção de tomate coração de boi do Douro valorizando a sua importância económica na diversificação da actividade agrícola da região;
Alargar a rede de parcerias regionais.”