A Região
A Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, intervém sobre um território alargado, inserido na vertente Sul da NUT III Douro, composto por oito concelhos.
ARMAMAR
É uma vila histórica, de origem goda, situada a cerca de 500 metros de altitude na encosta de um monte. Na sua história consta a passagem de D. Afonso Henriques (1º Rei de Portugal) e do seu aio D. Egas Moniz.
Os seus miradouros dão para paisagens magníficas, onde há terrenos que se dividem entre pomares de maçã e vinhas. Há também terrenos com medronheiros (fruto vermelho de sabor agridoce) que são, na sua maioria, transformados em álcool.
A gastronomia é rica, sendo o cabritinho assado o prato mais tradicional acompanhado por bons vinhos. O artesanato é singular (latoaria, tecelagem, tanoaria, cestaria e calçado em madeira).


LAMEGO
Lamego é uma cidade do Distrito de Viseu, com cerca de 10 796 habitantes. Foi uma das primeiras cidades a tornar-se sede de Bispado.
É uma cidade histórica e monumental, pois possui inúmeros monumentos, igrejas e casas brasonadas.
A Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, que decorre no mês de Setembro, traz à cidade muitos visitantes. Durante a Romaria a cidade é invadida por acontecimentos culturais e religiosos e muitas emoções: há procissões, desfiles, bandas de música, folclore e muitos foguetes.
A cidade oferece uma gastronomia deliciosa, onde está inserida a doçaria conventual. O artesanato é rico e diversificado.
MOIMENTA DA BEIRA
É uma Vila do Distrito de Viseu. A Vila de Moimenta da Beira terá sido formada no século XIII, por Egas Moniz, depois do repovoamento, feito pelo Conde D. Henrique, após a Reconquista Cristã.
A sua paisagem montanhosa e granítica em contrate com a zona ribeirinha da Albufeira do Vilar atraiu povos pré-históricos: civilizações castrejas, romanos e árabes.
Aqui é possível encontrar muitos vestígios pré-históricos e praias fluviais que convidam a descontrair.
Há pomares de maçã e campos de batatas e cereais; pastos verdes cobertos de gado e rebanhos de ovelhas.


PENEDONO
Penedono é uma Vila do distrito de Viseu, com cerca de 1 100 habitantes. Domina a Vila o seu Castelo Medieval do século XI. Reza a história que nesse mesmo Castelo nasceu o celebre “Grão Magriço”, um dos Doze da Inglaterra, imortalizado nos “Lusíadas” por Luís de Camões.
A sua época áurea foi vivida durante a 2º Guerra Mundial, quando foi descoberto o precioso volfrâmio nas suas terras, que foi então extraída para ajudar na construção do armamento militar.
As paisagens de Penedono são fantásticas e de fortes contrastes. Os solos são ocupados com grandes castanheiros, pastos e ancestrais monumentos megalíticos.
A devoção das suas gentes pelos santos padroeiros exprime-se nas festas e romarias que animam as freguesias devotas.
SÃO JOÃO DA PESQUEIRA
São João da Pesqueira é uma Vila do Distrito de Viseu com cerca de 2000 habitantes, localizada a cerca de 850 metros de altitude. O nome Pesqueira data do século XII, e teve origem na abundância de peixe nas águas próximas do enclave rochoso “Cachão da Valeira”.
A Vila tem um dos mais antigos forais portugueses, outorgado por Fernando, o Magno, Rei de Castela e Leão.
Aqui domina a paisagem verde, da vinha, oliveira e amendoeira. Os miradouros dão para paisagens soberbas do Douro com uma beleza encantadora.
As praças e ruas da vila estão cheias de solares brasonados capelas e igrejas românicas, e conheceram importantes figuras da nossa história tais como os Condes de Távora ou o Marquês de Pombal.


SERNANCELHE
Sernancelhe é uma Vila do Distrito de Viseu com cerca de 1 200 habitantes, localizada aos pés da Serra da Lapa. Terra de Aquilino Ribeiro, um dos maiores escritores portugueses do século XX.
É actualmente conhecida como “Terra dos Mosteiros”, pois os seus mosteiros, igrejas, solares e casas senhoriais provam a atracão a estas terras por fidalgos e senhores, monges e feriras.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa arrasta muitos peregrinos, aqui acontece uma Majestosa Romaria.
Lugar de devoção e culto, mas também de alegria, festa e romarias.
TABUAÇO
Tabuaço é uma Vila do Distrito de Viseu, com cerca de 1800 habitantes. As raízes desta vila remontam a épocas conturbadas de reconquista e formação da nacionalidade.
O rio Távora banha estas terras, que acolheram Monges de Cister; junto ao curso do rio, no período medieval, foram construídos o Mosteiro e a Capela de S. Pedro das Águias.
É terra de contrastes, entre a serra e o vale, de uma beleza rara as margens do rio, tudo acompanhado de muita tranquilidade e ar puro.
Aqui é possível encontrar abundantes vestígios arqueológicos, casas solarengas e antigos monumentos. As suas vinhas produzem bons vinhos de mesa e Vinho do Porto de qualidade.


TAROUCA
Tarouca é uma pequena cidade do Distrito de Viseu, com cerca de 1 111 habitantes. Situa-se aos pés da Serra de Santa Helena.
Possui Mosteiros Cistercienses (Mosteiro de S. João de Tarouca e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas), antigas abadias e pontes raras.
O rio Varosa atravessa o concelho, e em vários pontos é possível praticar alguns desportos radicais bem como desfruta das praias fluviais em Mondim da Beira, Ucanha e Várzea da Serra.
É também paraíso dos amantes de desportos ao ar livre e praticantes de parapente e asa delta.
É terra de vinhas donde saem alguns dos mais emblemáticos espumantes nacionais que são elaborados segundo o método clássico. Visitar Tarouca é uma viagem ao passado, onde abunda a tradição, a arte e a cultura.