Foi recentemente publicado, pela Autoridade de Gestão do Norte 2030, o aviso para “Reconhecimento Formal das Estratégias de Eficiência Coletiva do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos do Norte de Portugal”, tendo em vista a apresentação das estratégias para o período de programação (2021-27).
A EEC PROVERE destina-se a promover a competitividade sustentável dos territórios de baixa densidade, dinamizando atividades económicas (produtoras de bens e serviços transacionáveis) inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, tendencialmente inimitáveis do território, como sejam recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, entre outros.
A Comunidade Intermunicipal do Douro decidiu apresentar proposta para uma nova EEC, dando desta forma continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anteriores períodos de programação, tendo o GAL Beira Douro sido chamada a colaborar na identificação de potenciais interessados em promover projetos que integrem esta operação.
Esta nova EEC PROVERE DOURO 2030, assenta no recurso endógeno – Douro – Território Vinhateiro enquanto capital simbólico e identitário (re)conhecido mundialmente – e num foco temático consensualmente assumido – Valorização económica plurissectorial baseada no turismo e na promoção da identidade e do património.
Neste contexto, apelamos ao envolvimento de dos agentes económicos da região, no sentido de sinalizarmos os projetos empresariais em fase de preparação, que possam integrar a EEC DOURO 2030, na qualidade de projetos complementares.
(Alerta) A adesão à EEC DOURO 2030 não é garante de financiamento aprovado, contudo, os projetos integrados nesta Estratégia, poderão vir a beneficiar de vantagens comparativas, em futuros avisos de apresentação de candidaturas, lançados nos diversos programas financiadores.
Para o efeito deverá ser remetida a seguinte documentação, devidamente preenchida, para o endereço de correio eletrónico geral@beiradouro.pt.
Declaração de compromisso de adesão à EEC PROVERE Douro 2030