A Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro foi criada em 8 de maio de 1995, com o objectivo de promover o desenvolvimento integral e integrado das populações abrangidas na sua área de intervenção social, o Douro Sul e os concelhos que o compõem: Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

Actividade desenvolvida enquanto entidade gestora

2015

Entidade gestora do DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária (Portugal 2020) para o Douro Sul.

2008 - 2015

Entidade gestora do eixo 3 PRODER

2002 - 2008

Entidade gestora da iniciativa comunitária LEADER+ no Douro Sul.

2002 - 2006

Entidade responsável pela implementação da medida Valorização do ambiente e do património rural do programa AGRIS, em Fonte Arcada, Sernancelhe.

1997 - 2002

Entidade responsável pela implementação do Centro Rural de São Martinho das Chãs (Concelho de Armamar, Moimenta da Beira e Tabuaço).

1996 - 2002

Entidade gestora do programa de iniciativa comunitária LEADER II no Douro Sul.

Alguns dos projectos promovidos

Wine tourism, bespoke the new Douro e Douro Wine Tourism

Desenvolvimento de acções que visam a organização e promoção do Douro enquanto destino de enoturismo.

O projecto consistiu na organização de missões de benchmarking a regiões referência no enoturismo, como Napa Valley (EUA); Cape winelands (África do Sul); Toscana (Itália) e Rioja (Espanha); na edição de um guia de enoturismo do Douro, de um manual de boas práticas sobre enoturismo; num site sobre o enoturismo do Douro www.dourowinetourism.com; aplicações móveis para smartphones e tablets em sistema android e iOS, bem como na organização de um seminário internacional sobre enoturismo no Douro, Junho 2013.


Douro: Promover o território/Captar o investimento

Missões de captação de investimento e promoção do território nos mercados: Angolano, Brasileiro, Moçambicano e Chinês junto de private equities, banca de investimento e advisors de empresas, sobretudo do sector turístico e imobiliário, com o objectivo de promover e colocar um conjunto de oportunidades de investimento no Douro.


Douro: Promover o território/Captar o investimento

Missões de captação de investimento e promoção do território nos mercados: Angolano, Brasileiro, Moçambicano e Chinês junto de private equities, banca de investimento e advisors de empresas, sobretudo do sector turístico e imobiliário, com o objectivo de promover e colocar um conjunto de oportunidades de investimento no Douro.

Promoção de território / Captação de investimento

Missões de captação de investimento e promoção do território junto das comunidades portuguesas, private equity, banca de investimento e advisors de empresas do sector turístico, nos mercados-alvo: EUA, Brasil, França e Luxemburgo, com o objectivo de promover e colocar um conjunto de oportunidades de investimento que venham a integrar uma rede/colecção de hotéis boutique no Douro, designada Douro Wine Boutique Hotel.


Itinerários Turístico Culturais do Douro Sul

Gestão dos itinerários.

Edição de roteiro temático dos itinerários turístico culturais do Douro sobre a arte Medieval no Douro Sul. Edição de DVD temático dos itinerários culturais sobre a arte medieval no Douro Sul. Edição bilingue.


Promoção do território e da actividade turística

Desenvolvimento da imagem de marca regional a utilizar em diferentes produtos regionais, no sentido de criar uma identidade dos diferentes produtos, associados ao território, de acordo com o conceito de marketing umbrella. Concepção e execução de motivacionais dos concelhos da área de influência da Beira Douro com informação genérica sobre os mesmos possibilitando aos visitantes e turistas informação geral do concelho e da região. Concepção e execução de Guia do Douro Sul. Pretende-se num documento único compilar a diferente informação tratada e até publicada individualmente sobre diferentes produtos turísticos do território. Guia do Turismo Activo. Concepção e edição de um guia, com informação actualizada e melhorada das diferentes actividades: pedestrianismo, btt, rafting, rapel, parapente, canoagem, equipamentos, etc. Concepção e edição de desdobráveis para cada um dos elementos patrimoniais pertencentes às Rotas Medievais do Douro. Pretende-se que para além do roteiro já editado haja um desdobrável de grande circulação, em cada um dos elementos da Rota por forma a permitir uma maior facilidade de comunicação com os turistas.


Plano de Animação regional

Edição de um estudo prospectivo das actividades de animação do território que se concretiza num documento que apresenta linhas de orientação para a promoção da articulação/integração dos investimentos privado/público no sentido de criar modelos de suporte aos projectos turísticos implementados na Região. Definição de um calendário de eventos com temáticas ligadas à identidade de cada concelho. Suportados no estudo elaborado sobre os diferentes eventos realizados no território, seleccionou-se, em parceria com os diferentes municípios, os eventos que privilegiem a profissionalização, sustentabilidade, envolvimento e estabelecimento de parcerias locais, e promovam uma visão do território como um todo. Com este projecto pretende-se ainda dar um contributo importante para a valorização dos eventos e da região, mormente ligados a recriações históricas, disponibilizando informação atempadamente aos agentes e operadores turísticos para facilitar a comercialização de produtos da região. Exemplo de projectos já desenvolvidos: Feira Medieval de Lamego, Feira Medieval de Penedono, Mercado Pombalino de São João da Pesqueira, Feira Aquiliniana, Sernancelhe.


Eventos Históricos

O projecto visa criar uma rede europeia de troca de experiências subordinada ao tema Eventos históricos. Serão fomentadas iniciativas de investigação histórica dos usos e costumes para a criação/consolidação dos eventos históricos e culturais com valência turística para os territórios. Aldeias de Portugal Desenvolvimento de um projecto interterritorial de valorização do património rural de maneira a criar uma marca turística,


Aldeias de Portugal

Algumas acções do projecto:
  • Elaboração de Caderno de Normas das Aldeias de Portugal e com o objectivo de criar um conjunto de normas que permitam a definição detalhada do conceito de "Aldeia de Portugal" para a posterior integração das aldeias localizadas nos diferentes territórios, na rede de aldeias turísticas a desenvolver no âmbito deste projecto.
  • Encontros "Aldeias de Portugal"têm como objectivo divulgar e promover as Aldeias de Portugal, através da realização de encontros nos quais participarão as diferentes Entidades promotoras do projecto, bem como dos proprietários das unidades de alojamento turístico inseridos nas Aldeias, agentes sócio-económicos locais e Entidades ligadas a esta área, com vista à troca de experiências e abordagem de temáticas e problemáticas associadas ao desenvolvimento rural.
  • Participação Conjunta em Feiras com o objectivo de divulgar este novo tipo de produto turístico junto do mercado nacional e internacional.
  • Estudo da Imagem das Aldeias de Portugal e Realização de Material de Divulgação, tem como objectivo definir a imagem das Aldeias de Portugal e realização de material de divulgação das Aldeias de Portugal.

Aldeias de tradição

O Projecto de cooperação entre associações de desenvolvimento nacionais e da União Europeia que visa a promoção territorial através de uma marca, Aldeias de tradição. O Projecto consiste na definição de critérios de adesão dos territórios à marca, bem como a selecção das Aldeias e sua promoção integrada a nível internacional.


Douro Shopping

Projecto de desenvolvimento de uma loja virtual para comercialização de produtos do território – mercearia fina, “gourmet”, turísticos – através da criação de uma marca “umbrella”.